Terapia para Brasileiros no Exterior
São muitos os motivos que levam alguém a residir no exterior. Todo o processo de adaptação ao novo lugar, de se inserir em uma nova cultura e de adotar uma nova rotina são desafios que garantem que a vida nunca mais será a mesma.
Morar fora é uma aventura que começa no dia da partida e não acaba nunca mais. São tantas experiências, tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que não é uma experiência fácil para ser absorvida rapidamente. É preciso coragem e resiliência para viver essa experiência. E, assim, surge a pergunta: será que essa mudança é para você?
Para Bauman (2005), a identidade de um indivíduo tem início com seu nascimento em um país e continua com sua afirmação dentro dessa nacionalidade, ou seja, para possuir uma determinada identidade nacional, o indivíduo tem que ser aceito oficialmente no seu meio social.
Isso significa que o pertencimento a uma nação é determinante na constituição das identidades individuais e são formados por elementos como o idioma, a memória individual e a memória coletiva, ou seja, um conjunto de valores, símbolos e outros fatores que integram todo o processo de formação de um sujeito.
A capacidade de se adequar a um novo mundo irá depender da capacidade de cada indivíduo de se adaptar e decidir sobre sua identidade e seu pertencimento. A identidade e o pertencimento podem ser flexíveis e podem se organizar de acordo com as decisões tomadas pela pessoa, com seus caminhos percorridos, sua forma de agir e sua determinação de se manter firme a tudo isso.
Quando todo esse processo falha ou a pessoa sente-se só e inadequada à experiência vivida como estrangeiro, o psicólogo é um profissional que pode ajudar a identificar as dificuldades e os entraves relacionados a essa nova vivência.
Para marcar sua consulta online com a Psicóloga Ana Rita Carvalho de Avila Negri, envie uma mensagem via WhatsApp para +55 (32) 98889-0554 ou para o e-mail consulta@anaritanegripsicologa.com